quarta-feira, 20 de julho de 2011

TEATRO GREGO






     Demetér                                                                               Proserpina

O teatro grego surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas como, por exemplo, as festas em homenagem ao deus Dionísio (deus do vinho e das festas). Nessa festa, os jovens dançavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo-lhe vinho. Com o tempo, a homenagem a Dionísio começou a ganhar uma certa organização, sendo  para diversas pessoas. 
Outras divindades, também eram homenageadas:  Elêusis, Deméter e  Proserpina. 


Eleusis



   Dionísio                                                                                  Apolo

O teatro tem assim uma origem religiosa e campestre. O passo seguinte da evolução foram as  procissões que tomou mais a forma religiosa, que profana. Todos os celebrantes se juntavam, tendo a frente jovens que cantavam hinos improvisados - o ditirambo (canto coral de caráter apaixonado. Alegre e sombrio, constituídos de uma narrativa pelo cantor principal - o corifeu, e de outra propriamente coral), girando em torno do altar do deus. Foi precisamente desse coro, do contraste entre espírito dionisíaco e o apolíneo, que nasceram a tragédia e a comédia. 



Durante o período clássico da história da Grécia (séc.V)  estabeleceu-se os dois estilos mais conhecido do teatro grego (a tragédia e a comédia), e os dramaturgos mais importantes da época foram Sófocles e Ésquilo. 





          Ésquilo                                                                            Sófocles


Diversos personagens  representavam a ação e temas do cotidiano nas peças do teatro grego. 
Na época clássica foram construídos diversos teatros ao ar livre. Eram aproveitadas montanhas e colinas de pedra para servirem de suporte para as arquibancadas. A acústica (propagação do som) era perfeita, de tal forma que a pessoa sentada na última fileira (parte superior) podia ouvir tão bem a voz dos atores, quanto quem estivesse sentado na primeira fileira.






Os atores representavam usando máscaras e túnicas de acordo com o personagem. Muitas vezes, eram montados cenários bem decorados para dar maior realismo à encenação.

Os temas mais representados nas peças teatrais gregas eram: tragédias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos, fatos heróicos e críticas humorísticas aos políticos. Os atores, além das máscaras, utilizam muito os recursos da mímica. 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post Profª. Rose ^^ Estou adorando aprender mais sobre esse assunto, o seu trabalho junto a Emmanuel e Laís está maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Concordo!!! Eu fico curioso após ter postagens novas :) Tá dando muito resultado essa parceria ai... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Importante ressaltar todo o cuidado da professora na organização. O blog está realmente atrativo, mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir