segunda-feira, 30 de maio de 2011

05 e 06 de maio de 2011 - Funções da Arte


1.4 Funções da arte

A arte tem sido objeto de apreciação e interesse do ser humano desde a Antiguidade. Porém, a arte passou a ser valorizada como objeto que possibilita uma experiência estética, por seus valores intrínsecos, a partir do século XX.
Nesse sentido, é importante optar por uma filosofia para analisar as funções da arte.
Para julgar a qualidade de um trabalho artístico é importante conhecer os fundamentos que existem a respeito das imagens, e os motivos do artista para realizar esta ou aquela obra de arte.
Função Formalista -  Do ponto de vista formalista, vamos procurar analisar em cada obra os princípios que determinam sua organização interna, os elementos da composição e as relações que existem entre eles. Esta função realça a importância como um momento em que, pela percepção e pela intuição, temos uma consciência intensificada do mundo. Dessa maneira, a função formalista valoriza a beleza dos próprios objetos, a atenção aos materiais básicos e as formas.
Função Social ou utilitária - Dentro dessa função, a arte serve como um meio para se alcançar um fim, muitas vezes não estético; a arte possui uma utilidade. Assim espera-se que a arte sirva a propósitos determinados pelas necessidades do ser humano, através das instituições sociais ou pela necessidade de um determinado grupo social, como por exemplo: as comunidades primitivas. De acordo com essa visão, a arte está a serviço de uma causa maior – a religião, o comércio, o Estado, etc.
Função Naturalista – Na função naturalista a arte está voltada para o conteúdo. Nesse sentido, a arte comunica idéias e sentimentos que estão relacionados ao modo como o artista deu forma ao material. Nessa função, o importante é o poder da imagem em provocar emoções e comunicar idéias pessoais. Estéticas desse tipo de arte estão associadas a uma grande idéia, a função é tornar o cotidiano mais significativo e profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário