segunda-feira, 30 de maio de 2011

07 e 08 de abril de 2011 - Estética


Quinta- feira ( Eletromecânica – Matutino Informática – vespertino)
Sexta- feira ( Informática Matutino/ Biocombustíveis Matutino e Biocombustíveis Vesp.) 2ha.

Texto 1.2  Estética

A estética é um ramo da filosofia que se preocupa com as questões ligadas a arte. O belo, o feio, o gosto, os estilos, as teorias da criação e  percepção artísticas.
A palavra estética vem do grego Aisthesis e significa  faculdade de sentir,  percepção totalizante, compreensão dos sentidos.
 Assim a obra de arte, sendo, em primeiro lugar individual, concreta e sensível, oferece-se aos nossos  sentidos; em segundo lugar, sendo uma atribuição de sentido ao real e uma forma de organização que transforma o vivido em objeto de conhecimento, proporciona a compreensão pelos sentidos, torna-se um objetivo estético por excelência.
O belo – seria possível definir-mos claramente o que é beleza? Ou será que esse é um conceito relativo, que depende de época, país, indivíduos?
A beleza é um valor objetivo que pertence ao suejito e que, portanto poderá mudar de individuo para individuo?
Em relação a arte em si, definir o que é belo seria decidir o que é arte e avaliar a obra de arte. Na verdade são dois problemas distintos, determinar o que é arte não nos capacita  avaliar sua qualidade. Porém os especialistas não determinam regras exatas (devido sua complexidade e, não por falta de critérios. Importante lembrar que na arte não tratamos de critérios absolutos, porém relativos, qualitativos, humanos e, portanto, próprios aos sujeitos. Grifos meus), então o leigo, em geral, decide que não sabe nada  sobre arte e assim avalia pelo seu próprio gosto.
Essa atitude é o grande obstáculo no caminho da compreensão de uma obra de arte. Não se pode desprezar a preferência de alguém por um, ou outro objeto artístico; deve-se  conhecer primeiro, profundamente, este ou aquele objeto, para então demonstrar preferência.
Como compreender a arte? Para analisar uma imagem é importante, em primeiro lugar estar aberto à compreensão, deixar de lado preconceitos e procurar entender as diversas modalidades de expressão e linguagens que existem, bem como os elementos da linguagem artística. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário