terça-feira, 31 de maio de 2011

História da Arte - Pré - História












PRÉ - HISTÓRIA
Para compreender a história da arte, é necessário situá-la no tempo e no espaço, dentro da História Universal. Toda obra de arte expressa valores sociais.
Por meio da arte pode-se obter uma síntese invisível da história de um povo.
Determinadas épocas realçam e valorizam mais o aspecto intelectual, ora mais o sensível, às vezes mais a dinâmica, às vezes mais estática, ou flexível; enfim o gosto estético reflete não apenas emoções do artista, mas também a influência  do meio social em que vive
A Pré-história é um dos períodos mais fascinantes da história.
Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito,
Pois é exatamente a época anterior a escrita.
Procurando a origem do homem, os pesquisadores encontraram
Objetos e desenhos que permitiram reconstruir esse
Foi o desenho durante muito tempo, o único  meio de comunicação entre
Os seres humanos primitivos.
Como a duração da Pré-História foi muito longa os historiadores dividiram
Em três períodos:
Paleolítico Inferior : + - 500.000 a.C
Paleolítico Superior: + - 30.000
Neolítico: por volta de 10.000 a. C   



As primeiras expressões possuíam traços simples, feitos nas paredes das cavernas, abrigos e paredões  rochosos, em ``negativo``.
Depois de muito tempo é que o homem passa a desenhar e pintar animais.
Mais tarde a principal característica seria o naturalismo. O homem pintava animais e ou seres humanos, tal qual sua vista o capturava.
O homem desenha pinta figuras, entalha relevos, modela estátuas de osso, banha, argila e madeira. O que pretende? Satisfazer sua curiosidade? Cultivar deuses? Dominar a caça?
Estas e outras perguntas nunca poderão ser compreendidas com segurança.
Uma coisa, porém é certa: naquele momento, em que o homem está muito próximo dos outros animais, nada melhor que mostrar  seu “ lado humano” com seus desenhos.
Sua arte reflete sua vivência. A pintura torna-se um veículo auxiliar da comunicação humana.
As cores mais utilizadas são: vermelha, amarela, preta e branca, extraídos de plantas, do sangue dos animais e da terra.



Os artistas pré-históricos trabalhavam com: óxidos minerais, barro, ossos carbonizados, carvão, vegetais, sangue e gordura de animais. 
Como pincel, usavam inicialmente os dedos, depois penas e pêlos.
Antes mesmo de saber escrever, o homem expressou e interpretou o mundo em que vivia pela linguagem da arte.
A caverna, com sua umidade rochosa, foi o ateliê do homem pré-histórico.
Diante dos mistérios do que lhe era desconhecido, o artista retirava-se para ficar a sós na caverna. Por dias e dias, ele habitava, desvendando, pelo fazer das mãos e pela força imaginante, o que não compreendia, mas sonhava compreender A caverna foi a casa na qual o artista se sentia seguro enquanto criava;
Pois a casa abriga o devaneio, a casa protege o sonhador,
casa permite sonhar em paz .
Como disse o filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962). Nela, pelos olhos de seu próprio ser sensível, o artista ia concebendo o seu mundo por imagens (Martins, Guerra, Picosque. 2001).


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